Os degraus têm uma altura de cerca de 2,5m de altura.
Cada patamar deverá ter um mínimo de 2m para permitir a circulação em segurança de máquinas e pessoas.
As bancadas de cota superior são desmontadas em primeiro lugar, seguindo-se de forma sequencial as bancadas de cota inferior.
O Plano de Lavra actualmente em execução considerava um tempo de vida produtiva de aproximadamente 11 anos.
A localização das Escombreiras, locais de deposição dos estéreis e escombros, poderá variar com o decorrer da lavra mineira de acordo com as várias fases de exploração após o término das operações de desmonte, contribuindo assim para a sua recuperação.
A zona de armazenagem de matéria-prima serão os locais onde se armazenam os materiais provenientes da lavra para posteriormente serem usados no processo produtivo.
O infra-crivo do tromel é submetido a nova lavagem e calibrado num crivo duplo. Deste modo obtêm-se nos supra-crivos dois sub-produtos não metálicos calibrados entre 40 e 17mm e entre 17 e 3,6mm, destinados à industria de inertes.
O infra-crivo da malha inferior, de calibre máximo de 3,6mm é distribuído por quatro jigas com malha filtrante de 2mm para pré-concentração de fracção estanífera, constituindo como estéril o produto calibrado entre 3,6 e 2mm.
A fracção assim pré-concentrada alimenta quatro mesas onde a cassiterite é separada. Obtém-se ainda outro produto estéril mais fino, depois de desenlameado numa classificadora mecânica de parafuso.
As lamas provenientes desta classificação, que constituem o efluente da instalação, serão desencantadas em barragem própria, recuperando-se a fase liquida para posterior reciclagem e reutilização.